segunda-feira, 28 de março de 2016

Desperte olhares por sua beleza natural!


Fonte: Google imagens

Algumas pessoas se perguntam qual a relação entre a nutrição e a beleza. Eu respondo, com muita convicção, que têm tudo a ver uma com a outra.
Existem alimentos naturais que provocam o despertar da beleza natural. São alimentos equilibrados que, consumidos em nosso dia a dia, contribuem para a melhora na aparência, como exemplo, pele, cabelos, unhas e até mesmo conquistar o tão desejado peso ideal, logo, deixando em ênfase, a sua beleza natural. Os alimentos são fontes inatas de substâncias que abrem caminho para manutenção e criação de hábitos saudáveis.
Citarei alguns alimentos que podem dar início à sessão de beleza via alimentos in natura.
Alaranjados, amarelos e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião e  escarola possuem o betacaroteno (o que dá a cor ao alimento), importante antioxidante, que trabalha impedindo o ataque dos radicais livres, evitando a formação de lesões em nossas células. Eles ainda podem reparar as lesões causadas pelos radicais, removendo os danos, reconstituindo as células danificadas, desta forma acontece a manutenção da saúde, pele, cabelos e unhas.
Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é um carotenoide que dá a cor vermelha aos alimentos, como tomate, goiaba, melancia, entre outros. Esse antioxidante, quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedir e reparar danos às células pela ação dos radicais livres. Algumas pesquisas dizem que o tomate pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, mas o licopeno também tem possibilidades de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão. O tomate também oferece potássio, vitamina A, fibras e ácido fólico. Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.
Verdinho e de época, o  abacate é rico em glutationa, poderoso antioxidante, auxiliando na manutenção da jovialidade das células.
Considerada a fruta predileta do brasileiro, cheia de bons açúcares e sais minerais, principalmente cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitaminas A, B1, B2 e C, a banana é um ótimo alimento para dar brilho aos cabelos, para revitalizar a pele ressecada e flácida e também evita o excesso de câimbras.
Em nosso cardápio da beleza, também podemos incluir a soja, que possui uma substância denominada isoflavona que atua diretamente na recomposição dos hormônios, sobretudo no período de menopausa, também indicada aos homens. Porém, alguns cuidados com o excesso devem ser tomados na infância, pois estudos mostram que nesta fase ela pode contribuir para o desenvolvimento de mamas.
Linhaça, um alimento da beleza, oleaginosa na qual encontramos a lignana que tem como função agir como um hormônio natural, possuindo efeito antioxidante, além de atenuar os sintomas da TPM (Tensão pré-menstrual), deixando a mulher mais bonita e autoconfiante.
Existem diversos benefícios em alimentos que nos proporcionam estética e saúde adequadas por longos anos, porém, não podemos esquecer  que todos estes efeitos benéficos são expostos de dentro para fora e, para que isso ocorra, temos de dosar alguns pontos, como quantidade, horários, qualidade e, dentro dos limites de cada um, evitar ao máximo separar a dupla perfeita: alimento e prática de atividade física, uma vez que esta combinação contribui para que os ganhos se manifestem sob todos os aspectos no organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força muscular e da flexibilidade, no fortalecimento dos ossos e das articulações, sem esquecer que praticando exercícios libera-se a endorfina, um hormônio que tem uma potente ação analgésica e que ao ser liberado estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.
Sabemos que a beleza está na forma em como nos enxergamos  e na iniciativa que tomamos. Todos temos uma beleza natural interna que quando exposta ao meio externo provoca olhares e, na maioria das vezes, não é a estética, e sim a beleza provocada pela endorfina. Lembram? A do bem estar, felicidade e autoconfiança.
SAÚDE POR DENTRO, BELEZA POR FORA.

Mayara Ribeiro Baptista
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário