quarta-feira, 13 de abril de 2016

Foco


Fonte: Google imagens

Uma pergunta:

Por onde anda seu Foco ultimamente?

Pergunta simples , respostas nem sempre.

O que ando ouvindo , é que a atenção ou foco, anda em várias direções.

Na dificuldade financeira, nas limitações do corpo, na insatisfação com a aparência, nas dificuldades com os relacionamentos, enfim , em vários lugares e situações das quais, muitas vezes, não temos o controle do que acontece e, em outras, estamos apenas criticando, reclamando, sofrendo e não procurando possíveis soluções para as queixas .

Digo para meus pacientes que quando o problema parecer muito grande, divida-o em pedaços ou setores e resolva uma parte de cada vez!

No caso da Esclerose Múltipla, é claro que ela ocupa uma boa parte da sua vida, é óbvio que pelos sintomas físicos ela te coloca limites bem claros em relação ao que você pode fazer ou onde ir com teu corpo.

Porém, tuas emoções, tuas crenças, teu propósito de vida, seus sonhos, seus planos ou projetos de vida, não devem ser massacrados ou eliminados pela doença!

Como tenho lido aqui no Blog, alguns pacientes com EM, têm dado.um verdadeiro salto nas limitações e encontrado formas de produzir, viver bem com sua família, seu amor, enfim, sua história, apesar da doença !

Então, onde anda colocando seu foco?

Qual o tamanho das tuas limitações?

Se devido a fadiga, hoje não deu pra sair, não deu pra cuidar da casa, não deu pra dar atenção aos seus filhos, ao seu marido, não sinta culpa! Não fique com raiva! Não se diminua!

Mude o foco!

Amanhã escolha uma atividade para fazer, ou duas ...apenas isso. Não se imponha a fazer amanhã tudo o que não fez hoje, porque assim ninguém consegue mesmo.

Cada etapa que ultrapassar, celebre, comemore, reconheça teu esforço, pois é tua a conquista. Dessa forma, o foco será também nas vitórias e não apenas nas derrotas que, afinal, todos nós também precisamos aprender a lidar com elas .

Assunto para outro momento!


Abraços!


Luiza Donegá
Psicóloga
Diretora Técnica Adjunta da ABCEM


7 comentários:

  1. Que texto delicioso Luiza....gratidão e saiba que me ajudou muito hoje essa leitura...........foco é tudo e relembrar isso hoje foi essencial!!
    super beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse papo serviu para muitas pessoas pois sempre a todo momento temos que te lo senão nos perdemos obrigada LUIZA MUITO OBRIGADA POR HOJE!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grata meninas ! É bom saber que estes posts abrem portas pra vida de vcs ! Bj

    ResponderExcluir
  4. Grata meninas ! É bom saber que estes posts abrem portas pra vida de vcs ! Bj

    ResponderExcluir
  5. Grata meninas , bom saber que os posts abrem portas pra uma nova forma de pensar ! Bj

    ResponderExcluir
  6. Grata meninas ! É bom saber que estes posts abrem portas pra vida de vcs ! Bj

    ResponderExcluir
  7. Luíza, texto leve, gostoso de ler. Cai como uma luva em pacientes com EM. Nosso problema, normalmente é que não temos foco e sim alvos. Deveríamos utilizar sempre a oração da serenidade, quando diz: Coragem para modificar o que posso, serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar e sabedoria para distinguir umas das outras. Beijos e obrigado

    ResponderExcluir