segunda-feira, 4 de abril de 2016

O Abraço da Esclerose Múltipla



Fonte: Google imagens

Um dos sintomas da Esclerose Múltipla (EM) mais irritante e doloroso é o Abraço da Esclerose Múltipla. Pesquisas indicam que 75% das pessoas com EM já sentiram o abraço, mas muitas não sabem o que é, pois ele pode ser confundido com outros problemas, como ataque cardíaco, por exemplo. Em Inglês chamam de "MS HUG" por isso traduzi fielmente e chamei de Abraço da Esclerose Múltipla.

A sensação do abraço da EM é um aperto na região do peito, como colocar uma cinta modeladora, daquelas que encaramos para ir a uma festa, escondendo alguma gordurinha extra no corpo. Quem já usou uma cinta modeladora sabe como é, pois a pessoa passa o tempo todo sem poder sentar e nem respirar direito, de tão incômodo que é. O nome correto deste sintoma é Neuralgia Intercostal. E o que é isso? Entre as costelas existem músculos que se contraem quando respiramos e a neuralgia intercostal é a dor nesses músculos, causada pela compressão do nervo que faz com que tenhamos espasmos musculares na região do tórax. Cada pessoa sente e descreve o abraço da EM de diferentes formas, desde uma leve sensação de cócegas, formigamento, dormência, sensação de estar queimando, até uma dor aguda que, de tão forte, a respiração torna-se dolorosa e pode parecer com sintomas de um ataque cardíaco (se isso acontecer procure ajuda médica imediatamente e não esqueça de avisar ao médico que tem EM). Estes espasmos podem ser desencadeados durante um esforço físico ou com movimentos bruscos como tossir, dar uma boa gargalhada, ou espirrar. O estresse, fadiga, ou aumento da temperatura corporal também podem desencadear o abraço, que pode ser um sintoma passageiro e não significa que a pessoa esta tendo um surto.

Fonte: Google imagens


Dicas de como aliviar o Abraço da Esclerose Múltipla:


* Relaxe. Eu sei, isso é mais fácil dizer do que fazer, especialmente quando você sente que esta sendo espremido. No entanto, os sintomas geralmente desaparecem sem qualquer necessidade de tratamento, por isso, você pode relaxar meditando mesmo se estiver deitado, respire lentamente, isso irá te ajudar a manter a calma.


* Tente distrair, manter sua atenção em outra coisa, como ouvir música, assistir a um vídeo engraçado, ver um filme, ligar para um amigo ou fazer um trabalho manual como pintura, bordado, ou crochê.

* Compressas mornas ou frias segundo algumas pessoas ajudam a melhorar a dor, mas você analise se o calor não te faz mal antes de usar esta técnica da compressa morna.

* Relaxantes musculares e medicamentos para dor neuropática ajudam a dar um alivio, mas se você sente o Abraço da EM e isso te incomoda procure seu médico e converse com ele a respeito para ver qual seria o tratamento mais indicado para seu caso.

Um grande abraço com muito carinho para vocês e por favor deixem suas sugestões para o próximo tema nos comentários.


Carina Barros


7 comentários:

  1. Olá Carina.....seja muito bem vida ao nosso Blog. Eu sou paciente de EM há 20 anos e nunca senti esse abraço e nem fadiga......e nem por isso me sinto privilegiada, afinal a EM está aqui.
    Super beijo e parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzete, obrigada! Cada um de nos tem sintomas diferentes devido aonde se encontram as lesoes. Viver com EM nao e facil, e um desafio independente se temos sintomas x ou y. Um abraco e obrigada mais uma vez.

      Excluir
    2. Obrigada Suzete! Cada um de nos tem sintomas diferentes pois depende de onde se encontram as lesoes. Nao tem ninguem previlegiado tendo EM independente de ter sintomas x ou y e um desafio viver com EM. Obrigada mais uma vez, abracos.

      Excluir
  2. Carina Parabéns pela abordagem deste sintoma , ja conhecia e na época achei que meu marido estivesse com mais um problema de saúde , mas graças a Deus os anos foram passando exames cardíacos sendo feito e tudo bem e hj vc sano minhas duvidas fiquei muito feliz meu marido bem com EM e o Abraço .... ela deixou de dar rsrs . Seja bem vinda adorei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Izildinha, infelizmente muitos medicos nao sabem deste sintoma da EM, eu ja passei uma boa pensando que era infarto, pois a dor ia ate o meu queixo e eu nao conseguia respirar de tanta dor. Depois de uns anos que vim descobrir o que era com um neuro especialista em EM numa palestra que eu fui. Bom saber que o texto ajudou a sanar suas duvidas, fico feliz com isso. Abracos,

      Excluir
  3. Olha!!! As vezes sinto este aperto. Parece que esqueço de respirar, ai dou aquelanpuxada se ar boa. Agira sei o que é.
    Carina? Vou colocar este seu post na minha página ok??
    Todos pela esclerose múltipla é o nome da minha página no face.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi EM Portadora sim, que bom que vc agora sabe o que e. E ruim sentir as coisas e as vezes falar pro medico e ele olhar com cara de que vc e um ET e que nunca ouviu falar daquilo. Obrigada por colocar na sua pagina, e espero que ajude mais pessoas com EM a saber e poder conversar com o medico a respeito do abraco da EM que ninguem merece. Um abraco com carinho.

      Excluir