terça-feira, 31 de maio de 2016

Qual o peso da Esclerose Múltipla em sua vida?



Fonte: Google imagens

Já ouviram falar sobre “O peso do copo d’água”?

Esse caso ocorreu em uma palestra, na qual o palestrante segura um copo de água e pergunta a platéia “qual é o peso do copo?”; As pessoas variavam as respostas desde 20g até 500g, mas, isso não era importante!

O peso em si, não importa, mas sim, o tempo em que você o carrega, por exemplo, se o segurar por um minuto não haverá problema; Já por uma hora seu braço certamente ficará dolorido, e se por um acaso você o segurar por  um dia todo precisará de ajuda!
Entende que o peso do copo não mudou?  Independente do tempo que você o carrega, o peso é o mesmo, mas, intensificará causando dor.

E porque falo do peso do copo de água?  Que relação tem com a Esclerose Múltipla?
Se carregarmos nossa doença durante todo o tempo, com um olhar totalmente negativo, nos sentindo fracos perante ela, a doença ficará cada vez mais pesada e será um fardo difícil de conviver! Isso pode acarretar em uma das doenças mais comuns entre os pacientes com EM: a depressão.

Por isso se faz tão necessário cuidar de si, cuidar de sua saúde física e mental para poder equilibrar o “peso do copo”, pois não é saudável segurarmos um peso por tanto tempo sem ter um “descanso”, que poderá ser uma atividade que te cause prazer, ouvir uma música que te acalme, procurar ajuda psicológica, conversar com seu médico, amigos e familiares!
Quando nós colocamos o copo em cima da mesa por um tempo, podemos recarregar nossas energias para, então, segurá-lo novamente com muito mais força e vontade de vencer!

Conviveremos com a EM durante toda nossa vida, só cabe a nós sabermos qual é o peso dela e como lidaremos com ele dia a dia.


Tenham uma ótima noite!

Maiara Araújo
Psicóloga clínica


Nenhum comentário:

Postar um comentário