quarta-feira, 1 de junho de 2016

A parte boa de seus problemas


Fonte: https://goo.gl/images/pN73Kv

Título estranho, não é?

Ele nos faz pensar e pode até desencadear uma "certa raiva".

Onde a falta de dinheiro pode ser boa? Quando a falta de saúde pode ser boa? A solidão, uma perda?

Isso pode ser algo positivo, sim! Porém, tem a ver com nossas escolhas, pois nessas situações somos quase obrigados a sair da nossa famosa “zona de conforto”.

Uma grande dificuldade, uma dor física ou emocional, podem nos impulsionar a buscar outras saídas para velhos problemas e novas situações assustadoras ou limitantes.

Em relação a EM, depois do susto, da raiva, da impotência, vem a busca por novos caminhos para se conviver melhor com a doença.

A família pode e deve ser acionada para estabelecer novas rotinas e rever o relacionamento com a pessoa doente. No trabalho, também!

Temos visto no país uma enorme crise que já foi vivida no passado de forma semelhante. A população passou por perdas de emprego e financeiras enormes e, não entrando no mérito político, pois isso também engessa as mudanças de postura,  quando apenas reclamo, sinto raiva e medo da situação futura, não vejo saída, emboto minha criatividade, deprimo e adormeço.

E quando, apesar desses sentimentos, ergo a cabeça, abro os ouvidos e os olhos, posso encontrar saídas criativas que me tirem deste " gesso".

Tenho ouvido de algumas pessoas que estão procurando cursos de culinária oferecidos em alguns supermercados para aprender a fazer algo e vender, a fim de melhorar a renda. Os ganhos, numa alternativa como essa, não se restringem à melhora financeira, mas também acontecem no encontro com pessoas interessantes, um pouco de exercício físico, conhecer mais sobre os alimentos.

Enfim, uma situação assustadora e dolorosa pode trazer uma mudança sobre a sua forma de olhar a vida!

Desperte sua curiosidade e vá em busca de novos caminhos!

Boa caminhada!

Luiza Donegá
Psicóloga


3 comentários:

  1. Bom rextu!!! Gostei das observações!!!

    ResponderExcluir
  2. É melhor ler isso do que ser analfabeta. Como alguém pode escrever uma coisa tão absurda?

    ResponderExcluir
  3. Figura azul , percebo que vc esta passando por um momento difícil .Se quiser , nos contate ,podemos ajudar .

    ResponderExcluir