sexta-feira, 17 de junho de 2016

Aconchego


Fonte: Google imagens

Sei que muitas pessoas não gostam do inverno. E as notícias não ajudam muito. Pessoas e animais morrendo de frio, uma paisagem mais introspectiva que leva algumas pessoas a um sentimento de solidão, de tristeza... a uma certa melancolia. Num país tropical como o nosso, não aprendemos a lidar de uma forma saudável com esta estação do ano. É comum queixa de dores no corpo e na alma.

Porém, como estamos aprendendo a ser resilientes (primeiro assunto no blog que escrevi - clique aqui para ler), podemos usar este período para exercitar uma capacidade que todos temos e poucos usam ...o aconchego!


Trazer pra perto, envolver, esquentar, tratar bem, compartilhar , trocar , enfim uma série de possibilidades, de atitudes que podem deixar o inverno delicioso!


Mesmo com a situação financeira difícil , uma outra queixa do nosso momento, isto não pode ser desculpa, para não se reunir com gente bacana. Reúna pessoas em casa , faça uma noite da sopa, convide amigos , cada um leva algum ingrediente. 

O cozinhar juntos é uma pratica antiga, meio fora de moda, que reúne pessoas para conversar à beira do fogão, ao redor da mesa, olhando nos olhos , servindo os alimentos que foram feitos, traz um bem-estar enorme! 
Numa época onde as relações estão mais virtuais, o aconchego de estar na presença física de amigos, familiares ou novos conhecidos, tem um poder de " cura",  esquenta relações, aquece o corpo e Alma!

Gestos simples, como compartilhar um prato de sopa, uma xícara de chá com bolo  um abraço, ou alguém que te olhe nos olhos enquanto fala...Não tem preço!


Isso é aconchego!


Luiza Donegá
Psicóloga


2 comentários:

  1. Posso lavar sim ,pôrque este aconchego me fez muito bem , ou posso convidar as amigas p/ me ajudarem na tarefa de organizar minha cozinha ,minha tristeza , ou o que for .O texto fala do aconchego da verdadeira amizade , ou afeto familiar .Tente , depois me conta !

    ResponderExcluir