sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Em que se inspirar?


Fonte: Google imagens

Esta é a última matéria que faço para  o Blog da ABCEM neste ano  e pensei: o que vou falar? O que devo abordar? Já sei! Vou falar como a Ivi Paula, jornalista e paciente com Esclerose Múltipla, observa como respondem pacientes com a mesma patologia. 

Sou paciente com Esclerose Múltipla, diagnosticada em 2008, passei e passo pelas mesmas dificuldades que todo paciente com Esclerose Múltipla, a famosíssima EM. Dificuldades no caminhar , problemas de visão e a falta de controle urinário são as “pedras que tenho hoje nos meus sapatos”. Mas será que só eu estou enfrentando isso?

Não, atravessei este ano vendo como cada paciente lida com a sua patologia. As dificuldades são as mesmas, uns estão bem e outros nem tanto, porém vejo que nós temos na ponta da língua o que deve ser feito com aquilo que não se consegue fazer no momento.

Em casa sou tida como teimosa, parece que vou “carregar o mundo nas costas”, no entanto o que eu quero é provar, não para ninguém, mas para mim mesma,  que tudo dentro do meu “limite” eu posso fazer. Notei que não só eu ajo assim, pois muitos pacientes fazem a mesma coisa que eu ou às vezes até mais. Algumas que conheci são mães que além de lidar com a EM têm a vida dos seus filhos (seus pequenos) para guiar.

Algo que vi de legal foram os grupos nas redes sociais. Pacientes ajudando uns aos outros com palavras de incentivo, falando da importância de se cuidar e como reagir frente à doença.

Uma grande lição apreendida nos grupo, é que temos que acreditar sempre em nós mesmos, não desistir. Problemas qualquer pessoa tem, principalmente as que possuem uma doença  sem cura que as afeta não só fisicamente, mas no seu psicológico também. Aprendi que a vida não vai parar. E  não vai mesmo, temos que acreditar!

Olhe: Estão nesta reportagem imagens das pessoas que conversei ou que conheci via WhatsApp. Sabem aonde consegui essas imagens, né? Isso! FOTOS DO GRUPO DA ABCEM NAS REDES SOCIAIS!!












































Ivi Paula
Jornalista


Ivi Paula, 34 anos, jornalista formada pelo antigo IMES e atual USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Diagnosticada com Esclerose Múltipla em dezembro de 2008. Atualmente é Secretária na ABCEM (Associação de Pacientes com Esclerose Múltipla do Grande ABC e região) . 

“Aproveito o momento e falo que tudo que passamos é um aprendizado de ver como reagimos ao saber que estamos com a doença. E o que fazemos para não se sentir uma pedra no meio do caminho? Em minha opinião para não se sentir assim é acreditar no que eu posso fazer para manter o avanço desta doença longe de mim".

(Ivi Paula)



Nenhum comentário:

Postar um comentário