terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Festas


Fonte: http://mensagens.culturamix.com/frases/mensagens-de-natal-para-o-chefe

Esta época do ano é um período que desperta fortes emoções. A alegria espontânea, o prazer em estar com quem amamos, mesa cheia de pessoas, farta de alimentos, presentes, ou ...  como para a maioria das família, complicado, sempre vai faltar alguém naquela mesa, como já dizia a música. Alguém que faleceu ou se separou da família, algum filho, que agora casado tem a família do cônjuge para estar junto também e nem sempre vai estar conosco.

Agregados nem sempre " desejados", familiares ou parentes inconvenientes, de comportamento inadequado, animais nem sempre bem vindos, enfim, um período no qual  paciência, fraternidade e amor, entram em teste severo.

Toda família tem seu membro "excluído", com problemas, doente  ou passando por uma fase complicada .

A tal da mesa farta nem sempre é como nos comerciais de televisão. A fotografia ou selfie , nem sempre sai como o desejado pra publicar nas redes sociais.

Os questionamentos sobre  realização ou não dos planos propostos no inicio do ano trazem a constatação de que nem tudo foi possível. A crise dos país, a saúde, as decepções, tendem a tomar conta de muitas pessoas. Portanto, apenas como sugestão, se você está triste, deprimido, com raiva ou decepcionado nesta época, olhe para este momento com respeito. Não tente seguir regras, não se preocupe com a foto nas redes sociais, reconheça que você conseguiu chegar aqui onde está e só você sabe o preço que esta caminhada te custou .

Valorize quem esta a seu lado, ignore quem te irrita ou tem um comportamento diferente do teu, ele também tem a caminhada dele.

Se alimente com.alegria, não importa o que for servido.

Faca o que for possível, você não irá agradar a todos e tudo bem!

Do ponto de vista religioso, o nascimento de Cristo foi uma festa modesta, com poucos convidados, mesa nada farta, mas muito amor! E .....sem fotos (kk). Mas até os dias de hoje tentamos imitar aquela cena  singela, mas profundamente amorosa !

Boas festas  esteja você onde estiver!


Grande e fraterno abraço!

Luiza Donegá
Psicóloga



Luiza B. Donegá , 50 anos , formada em Psicologia há 25 anos, desde então atendendo na área clínica em consultório particular e em algumas instituições, atualmente, na Casa da Esperança de Santo André .
Trabalhando com pessoas, para que elas conheçam suas potencialidades e as desenvolvam da melhor maneira, focando as suas limitações para que , sejam elas quais forem, não as impeçam de ter qualidade de vida, dignidade e respeito.
Diretora Técnica Adjunta da ABCEM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário