sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O exemplo de acreditar


Paula Cristina
Autora da página Cantinho do pensamento


Nesta reportagem, pensei seriamente: o que falar? Qual será a melhor “pauta” para ser postada aqui no Blog?  

Meses atrás, comecei receber mensagens positivas no meu e-mail dizendo que temos que sempre confiar na vida e ver que problemas todo mundo passa, é só saber lidar com eles. 

Então, decidi entrevistar Paula Cristina que criou a página Cantinho do pensamento , criada em 2015. 

Segue a integra da conversa que tivemos: 

Ivi Paula Olá Paula Cristina é um prazer entrevistá-la e, primeiramente, eu quero que se apresente para o leitor do blog da ABCEM. Fale um pouco de você. 

Paula Cristina - Obrigada, o prazer é meu!  Eu sou a Paula Cristina, tenho 46 anos, sou farmacêutica, amo minha profissão, adoro música clássica, gosto muito de  ler e escrever, amo minha família e meus amigos, adoro os animais. Tenho Esclerose Múltipla  15 anos. Depois de seis meses de diagnóstico,  soube que tinha Esclerose Múltipla Progressiva Primária. Como digo para todos e falo diariamente para mim também,  "eu tenho Esclerose Múltipla, mas ela não me tem" .

Ivi Paula Na página social que você escreve (Cantinho do pensamento) são publicdas frases bem otimistas, exemplos de acreditar no “amanhã”. Pelo que acontece no dia a dia, tem como realmente acreditar no amanhã? 

Paula Cristina - Eu acredito sempre que amanhã vai ser melhor. Se por acaso hoje não deu certo, procuro aprender com essa "situação” e amanhã recomeço, quantas vezes forem necessárias. 
No dia a dia é difícil lidar com as limitações impostas pela doença e com tratamentos médicos, mas a vontade de viver é bem maior, então superar é preciso, seguir em frente é essencial. 
Com o passar do tempo, tenho vivenciado que a força mais potente do universo é a fé e que o melhor remédio para tudo é o otimismo. 
Sou uma pessoa feliz e combinei comigo mesma, nunca desistir. 

Ivi Paula - Quais são suas inspirações para escrever ou postar frases e imagens na página Cantinho do Pensamento? 

Paula Cristina - Na minha família que sempre me incentivou a ler e a escrever. Admiro muitos escritores, como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Cecília Meireles... 

Ivi Paula  Como disse, seus textos sempre dão exemplos de acreditar no amanhã, mas como fazemos realmente para crer no amanhã? 

Paula Cristina - Fé em Deus e fé na vida, ser otimista e nunca deixar morrer dentro da gente a esperança. 

Ivi Paula E para você onde há um “cantinho do pensamento”? 

Paula Cristina - Nos meus familiares e em Nossa Senhora de Fátima.


Ivi Paula 
Jornalista



Ivi Paula, 34 anos, jornalista formada pelo antigo IMES e atual USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Diagnosticada com Esclerose Múltipla em dezembro de 2008. Atualmente é Secretária na ABCEM (Associação de Pacientes com Esclerose Múltipla do Grande ABC e região) . 

“Aproveito o momento e falo que tudo que passamos é um aprendizado de ver como reagimos ao saber que estamos com a doença. E o que fazemos para não se sentir uma pedra no meio do caminho? Em minha opinião para não se sentir assim é acreditar no que eu posso fazer para manter o avanço desta doença longe de mim".
(Ivi Paula)




3 comentários:

  1. Admiro essa força e vitalidade, sonho com o dia que me sentirei assim. Ter EM para mim foi quase uma condenação, desde então não consigo realizar praticamente nada sozinha.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do cantinho do pensamento. Não sou portadora dessa doença.minha irmã sim.parabéns por estar levando esperança. Fe e confiança em Deus a tds. Isso fortalece o sistema imunológico. Feliz ano novo. Bj vera

    ResponderExcluir