sexta-feira, 10 de março de 2017

Araçá e seus benefícios


Fonte: http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/488/aracavermelho-o-fruto-que-tem-olhos

O araçá, cientificamente conhecido como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, pertencendo à família das Myrtaceae. Geralmente cresce em planícies costeiras e Mata Atlântica até cerca de 1200 metros de altitude e é cultivada como uma árvore frutífera ornamental. O araçá é uma fruta da mesma família da jabuticaba e da goiaba, tendo características semelhantes.

No Brasil encontra-se uma enorme variedade. Temos: araçá branco, araçá cinzento, araçá rosa, araçá vermelho, araçá amarelo, araçá do mato, araçá do campo, araçá da praia, araçá de festa, araçá de minas, araçá de Pernambuco, araçá do Pará, araçá manteiga, araçá pera, araçá comum, entre outros.

O nome araçá vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. Tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante. Sua característica é de uma fruta pequena, arredondada, com semente, e a cor de sua polpa varia de acordo com a espécie. As frutas do araçá são tipo baga, de cor verde, amarela ou avermelhada. Sua polpa é comestível, adocicada, branco-amarelada ou avermelhada, é mucilaginosa e aromática e com ela é possível fazer suco e outros produtos alimentícios (doces, sovertes, geleias), podem ser consumidas in natura e extrair óleo das suas folhas. Pode ser encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.

Propriedade e benefícios

O araçá é uma fruta rica em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo e possui grande quantidade de vitaminas A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente e contém óleos essenciais com atividade antimicrobiana, carotenoides e antocianinas.

Essa fruta é utilizada como calmante, para combater doenças inflamatórias da boca, da garganta, do intestino, órgãos genitais, cura a diarreia e é anti-hemorrágica. Indicada na prevenção e combate à osteoporose, ao excesso de ácido úrico, à retenção de líquidos, descanso mental, anemia e tratamento de prisão de ventre.

Por possuir um alto teor de vitamina C, maior até do que os frutos cítricos, o araçá é muito eficaz em tratamentos contra a gripe e resfriados.

Contraindicações e efeitos colaterais
*       
Não foram relatados, até o momento, nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação quanto ao consumo dessa fruta, mas é importante lembrar que a ingestão demasiada de qualquer alimento pode causar danos.


Tatiane Araujo Rufino
Nutricionista


Referências


Formada em Nutrição pela faculdade Fama de Mauá.  Nutricionista Voluntária da Associação Casa Do Senhor, Mauá – SP

Um comentário:

  1. Boa noite !
    Excelente matéria, impressionante a quantidade de propriedades à saúde.
    👏👏👏

    ResponderExcluir