segunda-feira, 27 de março de 2017

O melão e seus surpreendentes benefícios para a saúde


Fonte: Google imagens

Você sabe qual é a melhor fruta para comer no verão? Sem dúvidas, o melão está entre elas.

Para quem não sabe, melão é uma das frutas mais hidratantes, ideal para aqueles que não gostam de beber água. Além de prevenir o câncer, doenças cardíacas, ele ajuda na digestão e até a parar de fumar.

É  muito suculento, com polpa macia e doce, tendo em sua composição cerca de 90% de água, perfeita para aqueles dias mais quentes. Com seu formato arredondado, ele é rico em vitaminas A, B, C e E e em minerais como ferro e cálcio, essenciais para uma boa saúde. Suas sementes também são uma excelente fonte de vitamina B12 e proteínas.

Melão é da família das cucurbitáceas, ou seja, ele é parente da abóbora, melancia, pepino e abobrinha. Outro detalhe interessante é a sua origem, ele foi inicialmente cultivado na Ásia e África e ainda podemos acrescentar que os melhores meses de cultivo são de abril a agosto.

No Brasil, há dois tipos de melões mais conhecidos e comercializados. São eles:
  • Melão amarelo (tipo espanhol): pode ter casca enrugada ou lisa de cor amarela. Não tem cheiro e a poupa possui um tom branco. É o mais fácil de se encontrar no mercado.
  •  Melão Cantaloupe (tipo americano): possui casca com algumas irregularidades – tipo uma rede- coloração amarelo-esverdeado e cheiro característico.



Veja os 10 benefícios do melão para saúde:

1) - Ajuda a emagrecer

Fonte: Google imagens
  Apesar de todo mundo saber que quase todas as frutas são amigas da balança, o melão em especial pode ter um lugar garantido na sua dieta. Um dos motivos é que ele possui poucas calorias, em 100g há 34 kcal, o outro motivo é que é relativamente pobre em gorduras prejudiciais. Além disso, ele é cheio de nutrientes e vitaminas que fazem muito bem à saúde e nos dá uma saciedade maior.


Fonte: Google imagens


2)- Elimina toxinas

 O ácido fólico do melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados em nosso corpo por meio da urina.



Fonte: Google imagens

3) - Melhora a visão

O melão é rico em vitamina A, responsável por proteger as células das ações dos radicais livres e que retarda a degeneração macular e outros males relacionados à idade, além de fazer manutenção na retina (responsável por transformar luz em impulsos elétricos), oferecendo-lhe proteção.

Fonte: Google imagens



4)- Diminui os sintomas da TPM e menopausa

Para as mulheres, essa fruta é ainda mais benéfica já que auxilia na regulação do período menstrual, pois age como um anticoagulante e melhora a circulação. Então, coma um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.


Fonte: Google imagens


5)- Previne o câncer

A presença de antioxidantes como Luteína, Beta-caroteno, Criptoxantina e Zeaxantina combatem células defeituosas que se transformam em tumores.



Fonte: Google imagens
6)- Prevenção da insônia

O melão tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados ideal para uma boa noite de sono. Ainda, por ter grandes quantidades de água e fibra, evita que levantemos a noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.


Fonte: Google imagens


7)- Diminui a pressão arterial

Quantidades significativas de potássio ajudam a equilibrar fluídos das células e a manter a pressão arterial estável. Isso, por sua vez, previne ataques cardíacos e AVC.



Fonte: Google imagens


8)- Ajuda na hidratação 

Com seu alto teor de água e eletrólitos, melão é um grande aliado para quem deseja evitar a desidratação durante o verão.




Fonte: Google imagens

9)- Aumenta a imunidade do organismo

A vitamina C e o magnésio (presentes no melão) quando consumidos de maneira correta aumenta a imunidade. Isso se deve à barreira ou resistência que se cria contra infecções virais, infecções bacterianas e células prejudiciais ao corpo. 



Fonte: Google imagens


10)- 10- Ajuda a eliminar pedras nos rins

Sua grande porcentagem de nutrientes ajuda na cura de pedra nos rins e por conter bastante água ajuda na prevenção dessa doença já que os rins ficam sempre limpos.



Como comprar no mercado?

Vale lembrar que os melhores alimentos para o consumo são os de origem orgânica, já que são livres de agrotóxicos. Mas temos algumas dicas para a hora da compra: observe a casca, procure por aranhões, cortes ou lesões, pois a bactéria podem se alojar em uma fissura. Veja o brilho e sinta se ele está firme e pesado. Analise se a cor está bem viva. Balance o melão e veja se as sementes estão soltas.Para melhor conservação, guarde em um local fresco ou na geladeira. Para saber se está maduro sinta se a polpa está meio mole.

Como consumir?

Antes de comer lave em água abundante, da forma correta. A maneira mais comum de consumo é ao natural, porém pode ser ingerido em saladas de frutas e sucos. Para o suco é necessário uma xícara de polpa de melão e 250 ml de água, bata todos os ingredientes no liquidificador, não precisa ser adoçado, sirva gelado.

Só não exagere no consumo do melão, pois pode causar diarreia.

Dubles Sousa
Auxiliar de enfermagem

Fontes:

http://www.rediff.com/getahead/report/health-15-benefits-of-eating-musk-melon/20150316.htm

http://www.nutrition-and-you.com/cantaloupe.html







Nascido em Formoso Do Araguaia, TO, 35 anos, Auxiliar de Enfermagem, aspirante a escritor, solteiro, diagnosticado com Esclerose Múltipla em janeiro de 2015, membro da ABCEM.








2 comentários:

  1. Dubles achei muito legal o seu texto, ótima dica referente ao melão. *Só por você gostei dá fruta :)

    ResponderExcluir