quarta-feira, 29 de março de 2017

Quais são mesmo as nossas responsabilidades?


Fonte: http://www.imgrum.org/user/driccarhiel/

Além de todos os afazeres do dia a dia, cuidar da casa, dos filhos, do trabalho, roupa, comida, gato, cachorro, periquito, qual responsabilidade mais eu tenho? Tudo isso já não é o bastante?

Claro que pensamos sempre em tudo que tem que ser feito, quantos compromissos temos que cumprir, quanto é complicado correr contra o tempo e ainda achar que precisa de mais tempo, cada dia mais, para dar conta de todas as tarefas. Mas qual dessas responsabilidades é a mais importante? Bem, não adianta pensar em “o mundo ideal” para cumprir com todas as obrigações quando não se tem tempo para cuidar de si mesmo, porque além de tudo que se tem a fazer ainda temos que cuidar das questões emocionais não resolvidas que influenciam diretamente nosso dia a dia e que travam de forma consistente a nossa rotina. Então por onde começar?

CUIDANDO DE SI MESMO.

Vou dizer a verdade, eu quase nunca pensei assim, aliás, este pensamento da responsabilidade de cuidar de mim mesma é bastante recente no meu cotidiano.

A minha tarefa mais importante é cuidar de mim física e emocionalmente e descobri que para isso não preciso abandonar nenhuma outra atividade. A tarefa de cuidar de si mesmo exige maturidade e consciência e é determinante para o desenvolvimento de todas as outras tarefas.

Quando nos vemos enredados em alguma situação da qual não temos controle, em que a doença emocional é o verdadeiro motivo da nossa falta de raciocínio, nada mais faz sentido, nenhum tempo será suficiente, nenhum conteúdo de vida será satisfatório, pois esse sentimento com certeza irá destruir qualquer possibilidade de construção de relações saudáveis e espontâneas consigo mesmo.

Pensando em todas essas frases, te convido a ter uma convivência emocional saudável consigo mesmo, abrangendo sua saúde física e mental, respeitando seu crescimento espiritual e alcançar um estágio maduro do seu próprio desenvolvimento.

Busque a superação de si, unicamente dentro do seu contexto, sem precisar analisar o contexto de ninguém mais, se aprofunde na sua relação individual, não se distancie de si e seja saudável emocionalmente antes de cumprir qualquer outra tarefa.

A cura para a falta de tempo, para a correria do dia a dia, para a sobrecarga que colocamos em nós mesmos está no empenho sincero do crescimento de nossa consciência, na compreensão e no enfrentamento corajoso das nossas próprias limitações.

Desenvolva a capacidade de viver em sintonia com seu ser interior.

Que tal lançarmos um movimento? Sugiro #cuidandodemim.

Uma maneira bem simples de cuidar de si mesmo: resgatar suas qualidades, resgatar suas melhores expectativas de vida e após isso tudo ser realizado mesclar com o restante das outras responsabilidades que cada um tem.

É possível gerir o tempo entre cuidar de si e da família, se alimentar bem, fazer exercícios físicos e mentais, trabalhar e praticar o lazer, fazer planos e realizá-los. Para tudo isso, pegue para si a sua maior responsabilidade que é cuidar de si, para que todo o restante seja mais leve e prático.


Paz e bem! 

Máyra Macedo
Apresentadora de TV e Youtuber



Máyra Macedo, 40 anos. Mãe de 3 filhas, Giulia, Gabriela e Pietra com 17, 15 e 10 anos respectivamente. Formada em Logistica, Pós-graduada em Gestão de Açúcar e álcool pela UFSCar. Youtuber do canal Faça Quase Tudo . Apresentadora de TV na TV Cultura Paulista (Quadro Faça Quase Tudo, no programa Universo Mais). Figurinista dos espetáculos Quebra-Nozes e Frozen da escola de ballet Renata Canova. Decoradora e personal organizer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário