quarta-feira, 10 de maio de 2017

Cajá e seus maravilhosos benefícios


Fonte: Google imagens
A fruta cajá é típica do norte e nordeste do país, entra em sua melhor safra durante o verão proporcionando muito sabor e poderosos nutrientes para a saúde. Com gosto peculiar, levemente ácido, suas possibilidades de consumo são enormes e com isso ela pode fazer parte da nossa alimentação. Entre suas principais propriedades nutricionais, o cajá é responsável por fornecer quantidades de fibras alimentares que melhoram o bom funcionamento do intestino, contendo vitamina C que é responsável por ajudar o nosso sistema imunológico e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, que ajudam a fortalecem a nossa saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose, entre outras.

O cajá pode ser consumido em sua forma natural, em sobremesas, saladas de frutas ou sucos. Como a fruta não está disponível em todas as épocas do ano, você pode optar pelas polpas congeladas de cajá que conservam os nutrientes da fruta, além de ser uma bebida deliciosa que pode ser preparada com leite ou com água.

Principais benefícios do cajá: 

1 - Protege contra doenças cardíacas:  Rico em vitamina C que age como antioxidante natural e protege o organismo dos radicais livres, prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC e o infarto.

2 - Previne osteoporose:  Fonte de cálcio, magnésio, potássio que minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também propicia melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

3 - Previne a anemia: Rico em ferro, o cajá ajuda a prevenir a anemia.

4 - Baixo teor de gorduras: O cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol, possuindo teor baixo de gordura, uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

5 - Previne a TPM: Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o cajá é uma ótima indicação para controlar esses incômodos: Por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, B e C, a futa ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM.

Podemos usar o cajá para diversas finalidades, vamos aprender uma deliciosa receita, aproveitem !!!

Mousse de Cajá

Ingredientes:
1 lata de leite condensado 
1 lata de creme de leite
1 lata de polpa de cajá
1 copo de iogurte natural 
                                                                                                                                                                                                           

Modo de preparo: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem.
Coloque em 12 taças e deixe gelar por 3 horas


Fonte


Tatiane Araujo Rufino
 Nutricionista


Formada em Nutrição pela faculdade Fama de Mauá. Nutricionista Voluntária da Associação Casa Do Senhor, Mauá – SP.  Nutricionista da Clínica Dr. Vida, Mauá-SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário