sexta-feira, 2 de junho de 2017

A necessidade de aceitação família no diagnóstico de EM pela família


Fonte: http://www.comshalom.org/o-que-sustenta-uma-familia/

Está aí um ponto muito importante. Quando temos um familiar próximo com diagnóstico de Esclerose Múltipla, é crucial temos consciência da gravidade da doença e das necessidades que essa pessoa da nossa família terá. Precisamos dar muito apoio sempre, porém logo após o diagnóstico, necessitamos dar muito mais apoio pois será o momento mais difícil.

Vejo muitas pessoas que não tem aceitação pela família, acham que a pessoa é preguiçosa e está “encenando” todos os sintomas. Isso é absurdo! Como uma pessoa fingiria tantos sintomas? Como uma pessoa fingiria que toma medicações injetáveis? Não tem como. Por isso friso tanto a importância do apoio familiar, principalmente dos mais próximos, que convivem com a pessoa todos os dias.

Uma pessoa recém diagnosticada com EM precisa de atenção, aceitação, algumas ajudas, apoio e muito amor. Ame sua família, apoie a pessoa recém diagnosticada, isso é muito importante para ela!

Ana Carolina Tezine 


Filha da Bete Tezine, 17 anos, amante e futura estudante de psicologia. Apaixonada por gatos e melancia, chocolate e coisas de canela.



2 comentários:

  1. Concordo, como é difícil deixar claro que você não consegue, que é muito diferente de não querer,por isso que quando alguém pergunta o que aconteceu, sofreu um acidente o que você tem é mais fácil dizer que é frescura. Hoje dificilmente digo que tenho esclerose múltipla, porque parece que o fardo e mais pesado para o familiar do que para mim.

    ResponderExcluir
  2. Não é que eu não tenho apoio, tenho muito e sou muito mais muito feliz, mas de vez em quando tem aquelas palavras "levanta essa perna, anda direito, levanta esse corpo" aí você pensa e fica em dúvida a preocupação é comigo que posso torcer o tornozelo ou com as pessoas ao redor que olham e cochicham, não é fácil mas seria mais difícil sem a família 👪 e Deus. Na verdade o que me fortalece é a minha fé em Deus.

    ResponderExcluir