segunda-feira, 5 de junho de 2017

Saúde: direitos de todos, dever do estado


Fonte: Google imagens

Nosso direito à saúde é considerado direito fundamental pela Constituição Federal de 1988, art. 186. A lei determina que a saúde é direito de todos e dever do estado, garantido pelas políticas sociais e econômicas que tenham como objetivo a redução de risco de doenças e acesso universal igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Hoje, estão nos negando esse direito, pois minha filha entrou com o pedido para obter a medicação Rituximabe, toda a documentação exigida, laudos, exames feitos por solicitação da médica que a acompanha há anos, comprovando que esta medicação é a chance de lhe trazer mais qualidade de vida, aliviando e amenizando a progressão dos sintomas da esclerose múltipla, simplesmente não teve valor nenhum. Eles negaram o pedido.

A indignação e a sensação de impotência é imensa. Sei que somos mais um caso entre centenas e milhares que estão passando por essa angústia e frustração, mas garanto que não vamos desistir, eles não irão me tirar a esperança de ter a oportunidade de ver minha com mais saúde e qualidade de vida. Iremos recorrer até a última instância.

Acredito que, cada vez mais, devemos adquirir a  consciência de que como cidadãos temos o dever de exigir que o estado cumpra com sua parte, procurando meios de fornecer o que é nosso por direito, pois estamos pagando, a duras penas, os mais altos impostos do mundo.

A importância da divulgação por meio de redes sociais, associações, blogs como este da ABCEM, nos dão voz, nos informam e esclarecem que não estamos sozinhos e esta luta é de todos.

Juntos seremos sempre mais fortes!




Cida Moreira



Dona de casa, artesã e adora fazer comidinhas.






Um comentário: