quarta-feira, 12 de julho de 2017

A saúde da nossa pele


Fonte: Google imagens

Você sabia que a pele e o maior órgão do corpo humano??

A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm2 de um indivíduo adulto e é uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais.

Suas funções são proteger os órgãos internos contra traumatismos e atritos, evitar a perda excessiva de água, auxiliar na defesa orgânica, proteger contra diversos agentes do meio ambiente, por função excretora eliminar as toxinas e resíduos do metabolismo através do suor, por ação metabólica auxiliar na sintetização da vitamina D que aumenta a absorção do cálcio através da alimentação, atuar na regulação térmica e sensorial através de receptores que permitem a percepção de dor, calor, frio, tato e pressão, proteger contra os raios solares ultravioleta e ainda servir de reservatório energético, onde a hipoderme tem a principal reserva de energia do organismo.
 A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
Também conhecida como cútis ou tez  é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente, cada uma com suas particularidades e compostas por tecidos específicos.
Agora que descobrimos que a pele não é apenas uma parte externa do nosso corpo vamos aprender a cuidar melhor dela.
No inverno, o frio e o vento gelado danificam a camada de proteção natural da nossa pele, tornando-a mais frágil e sensível, principalmente nas áreas que ficam expostas, como rosto, orelhas, pescoço e mãos.
A pele seca se torna mais sensível a agentes externos, como sabão, tecidos sintéticos e lã. A pele ressecada também pode contribuir para o surgimento de alergias como dermatite de contato, provocando coceiras, vermelhidão e descamação, principalmente nas pernas. A melhor forma de combater o ressecamento da pele e evitar as alergias é utilizar hidrantes corporais que podem ser aplicados após o banho ou a qualquer hora do dia.
No verão, a pele fica mais exposta às ações nocivas dos raios solares chamados de ultravioletas tipo A que provocam o envelhecimento e promovem reações nas células, podendo ocasionar o surgimento de lesões pré-cancerosas. O filtro solar é fundamental nessa época, a combinação perfeita é a de filtros solares e hidratantes no mesmo produto.
O ideal mesmo é utilizar o filtro solar durante todas as estações do ano, pois prevenção e proteção nunca são demasiadas, independentemente da cor da nossa pele. Procure comprar filtro solar de acordo com o fator de proteção mais indicado para a sua pele.
Dicas que contribuem para uma pele mais saudável:
  • Utilizar sabonete específico para seu tipo de pele (seca ou mista) 
  • Remover a maquiagem antes de dormir e utilizar maquiagens sem óleo (principalmente nas peles com tendência a formação de acne) 
  • Utilizar filtro solar diariamente
  • Fazer limpeza de pele frequentemente
  • Não lavar com água quente (pode aumentar a oleosidade)
  • Beber ao menos 2 litros de água por dia ajuda a hidratar não só o corpo mas também a pele
  • Beber líquidos, principalmente água, favorece a eliminação de toxinas 
  • Evitar as frituras
  • Fazer exercícios, pois promovem a circulação sanguínea, deixando a pele mais saudável
  • Dormir bem

Lembre-se de manter uma boa dieta alimentar com alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, tais como amoras, morangos, nozes, castanhas, alcachofras, amêndoas, óleo de semente de linhaça, cereais, grãos, aveia, cevada, atum e peru também contribuem para uma pele mais bonita e saudável.
Comer frutas, principalmente as que têm maior quantidade de água em sua composição, como abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego médio ajudam na hidratação da pele. Comer legumes de cor verde é indicado para o fortalecimento da melanina (pigmentação) e consequente proteção. O tomate oferece nutrientes importantes: potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C e é rico em licopeno, poderoso antioxidante.
Ah! mas não se esqueça, os cuidados com a pele não são só para os adultos, as crianças e os idosos devem ter um cuidado extra.
Seguindo essas dicas, todos podem ter uma pele bonita e saudável o ano todo.

Denise Cataldi 




Técnica de informática, portadora de Esclerose Múltipla há 18 anos.




Um comentário: