segunda-feira, 24 de julho de 2017

Cuidados com a pele no inverno


Fonte: Google imagens

Os indivíduos com Esclerose Múltipla (EM), podem ter variação de sensibilidade corporal de acordo com de temperatura do ambiente. Para alguns é um alívio as temperaturas mais baixas, pois o calor pode provocar exacerbação dos sintomas, aumento da fadiga e ansiedade. Mas o inverno exige uma maior atenção com a pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano e é a primeira barreira do organismo contra o meio externo. Ela é constituída por três camadas: 
  • Epiderme, a primeira camada, envolve todo o corpo e é visível ao olho nu. 
  • Derme, a segunda camada, possui vasos sanguíneos, colágeno e elastina. 
  • Hipoderme, a camada mais profunda,  é formada por gordura.

No inverno, as baixas temperaturas e umidade do ar baixa são fatores que podem levar ao ressecamento da pele, o que exige uma maior atenção, como por exemplo evitar os banhos quentes e demorados que removem sua oleosidade natural.

É comum nesta estação bebermos menos líquidos, mas é muito importante que se mantenha uma ingestão diária de água para a ideal hidratação da pele.

A manutenção de uma adequada alimentação a base de frutas (principalmente as que contém vitamina C que combatem os radicais livres), legumes e hortaliças (fontes de vitaminas e minerais) também ajuda a manter uma pele saudável.

Ainda, é fundamental, a hidratação diária com hidratante de sua preferência após o banho.

Até mais!

Adriana Caldas Rocha
Enfermeira



Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Medicina do ABC- FMABC. Aprimoramento/especialização em Enfermagem em reabilitação física - HC FMUSP. Tem experiência em atendimento individual/grupo em programas de reabilitação ambulatorial e internação, incluindo visita domiciliária: doenças crônicas e  neurodegenerativas  na lesão medular, lesão encefálica, amputados, paralisia cerebral e nas incontinências urinárias. Atuação em ambulatório de bloqueio neuromuscular (Toxina botulínica). Educadora em saúde em curso de cuidadores de idosos e pessoas com deficiência física.



3 comentários:

  1. Oi meu nome é Teresa sou portadora de esclerose múltipla e ultimamente meu rosto está coçando muito nas laterais do nariz e em volta da boca.
    Tem alguma coisa além da postagem que eu possa fazer.
    Já passei em 2 médicas mas não deu muito resultado.
    Meu imail é teresmendes@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Teresa sou portadora de esclerose múltipla e ultimamente meu rosto está coçando muito nas laterais do nariz e em volta da boca.
    Tem alguma coisa além da postagem que eu possa fazer.
    Já passei em 2 médicas mas não deu muito resultado.
    Meu imail é teresmendes@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresa, bom dia!
    Minha esposa tem EM e trata com Vit. Dá em altas doses vc conhece o tratamento ela está se dando bem com esse tratamento, procure no YouTube tube vitamina d e saúde, lá tem muitos depoimentos de pessoas que tratam assim

    ResponderExcluir