quinta-feira, 13 de julho de 2017

O amaranto e seus benefícios


Fonte: Google imagens

Originário do Peru,  o amaranto é um cereal nutritivo e que desde 1996 passou a ser cultivado no cerrado brasileiro. Diferentemente dos outros cereais, ele possui boas quantidades de proteína de alto valor biológico que fornecem todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo não é capaz de produzir e que devem ser obtidos por meio da alimentação.

O amaranto é rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais, possuindo elevado valor nutricional e pode ser encontrado na forma de semente de amaranto, em flocos ou como farinha de amaranto.

Ele é uma ótima opção para vegetarianos, celíacos (não contém glúten), pessoas com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite, atletas e pessoa de qualquer idade, mas o consumo não é indicado para gestante e doentes renais, além de que é preciso ficar atento à quantidade ingerida por conter carboidratos que em excesso pode colaborar para aumento de peso e prejudicar o fígado.  

São benefícios do amaranto:
  • Rico em ácidos graxos insaturados: são gorduras consideradas saudáveis, podendo apresentar diversos benefícios à nossa saúde, incluindo as ações dos antioxidantes que neutralizam os radicais livres que são naturalmente produzidos pelo nosso corpo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e algumas doenças, tais como problemas cardiovasculares.
  • Rico em fibras que auxiliam na regularização do trânsito gastrointestinal, garantindo o bom funcionamento do intestino.
  • Fonte de vitaminas e minerais, especialmente ferro, zinco, cálcio e magnésio que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento, metabolismo e funcionamento de todo o organismo.
  • Possui baixo teor alergênico.

Devido a todas essas propriedades, ele é um alimento que pode ser incluído na dieta para enriquecer a nossa alimentação diária. 

amaranto é uma planta bem versátil que podemos consumir de várias formas. Sua farinha pode ser incorporada a preparações de pães, bolos e massas. Os flocos acompanham frutas e iogurtes e os grãos podem render sopas e saladas muito saborosas e nutritivas. Então Aproveitem!!!!

Tatiane Araujo Rufino
Nutricionista

Fonte






Formada em Nutrição pela faculdade Fama de Mauá. Nutricionista Voluntária da Associação Casa Do Senhor e Nutricionista da Clínica Dr. Vida, Mauá-SP.





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