terça-feira, 1 de agosto de 2017

Hora do banho



Fonte: http://blogdoprimo.com.br/noticias/lava-jato-com-pouco-banho/

Pra quem tem Esclerose Múltipla, como eu, a hora do banho não é uma hora qualquer! Tem que ter todo um planejamento anterior. Saber onde vai estar o sabonete, onde você vai se apoiar dentro do box, onde vai se apoiar quando sair do box, onde vai estar a toalha para se enxugar etc.

Isso fora os cuidados, pois áreas molhadas e escorregadias são um perigo!

Quem tem Esclerose Múltipla e ainda consegue tomar banho em pé, tudo bem! E quem está perdendo as forças nas pernas e não consegue ficar em pé sem ter que se apoiar em algo? Tomar banho sozinho em pé é um esforço maior que correr uma maratona! Tem que se segurar com uma mão, tentar pegar o sabonete com a outra e se ensaboar. É quase impossível se enxaguar sem molhar os cabelos! Mas descobri a touca de banho!!! rs  E se o sabonete cai no chão, ficamos pensando: pegar ou não pega ? Pois abaixar e se levantar é muito difícil. Mas com calma e tendo onde se apoiar, conseguimos. Um rodo nessas horas é muito útil para puxar o sabonete para perto de você.

E quando as forças nas pernas acabam e você está no meio do banho? Eu resolvi esse problema colocando uma cadeira de plástico dentro do box! Porém, me mudei e o box atual é muito pequeno. Não cabe a cadeira ! Estou usando um banquinho de plástico!

Tenho um apoio para sair de dentro do box. Tenho uma toalha (tapete) que fica logo na saída do box e coloco uma toalha em cima da tampa do vaso sanitário para eu me secar sentada e não ter perigo de escorregar!

A gente vai dando um jeito!

E outra coisa que descobri, sem querer estar fazendo propaganda, é que o sapato CROC, além de ser de plástico e ficar no pé sem sair dele como o chinelo, não escorrega! Então só tomo banho usando um! Tudo isso enquanto consigo tomar banho em pé! Quando não der mais vou ter que dar outro jeito... rs


Banho em pé para esclerosado é um exercício o tanto!!! Tanto físico, quanto mental ! Tanto que depois do banho, tenho que ficar descansando.




Isamara Cardoso Pimentel



Publicitária aposentada por invalidez

Diagnosticada com esclerose múltipla desde 2007




4 comentários:

  1. Olá! Olha cuidado com o banquinho de plástico ele pode abrir as pernas e você cair. Quanto ao sapato,sou professora de educação infantil e já li várias matérias falando que eles não são seguros. Porque "prendem" no chão. Já enviamos até comunicados aos pais.
    Cuidado tá? Eu tomo banho descalça,não consigo usar chinelo.
    As vezes coloco uma toalha pra não ter perigo de escorregar e minha mãe auxilia na hora de sair do box. Isso acontece sempre qdo estou com dor na lombar ou com o "bendito" cansaço nas pernas.
    Mas,vamos que vamos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Tomarei cuidado. Mas meu banquinho tem somente 40 cm de altura (é baixinho) e o CROC para áreas molhada (dentro do box de banheiro) tem sido perfeito !

      Excluir
    2. Bom dia!!!!
      Tomo banho com a cadeira de banho,e aí tomo banho descalça.E uso croc's todos os dias, até pra sair.Como não tenho sensibilidade do joelho pra baixo ele ( o croc's) não sai do pé. Mas concordo, tem que ter cuidado ele realmente as vezes trava.

      Excluir